Uva: parreiral em formato 'Y' pode gerar produtividade cinco vezes maior

De acordo com produtor que utiliza o manejo em “Y”, o modelo facilita o nascimento de uvas maiores e de melhor qualidade

Fonte: Lucas Sinigaglia/ Embrapa Uva e Vinho

A uva é uma das frutas mais consumidas no verão e, neste ano, a produção brasileira deve subir 54% no país, com mais de 1,5 milhão de toneladas. São Paulo, que é o principal produtor do Sudeste, deve iniciar a colheita em dezembro.

Quem aposta em parreiral em formato “y”, a aposta é de ter até cinco vezes mais produtividade, principalmente com o aumento de temperatura. Anderson Alex Tomasetto ainda não sabe por quanto vai vender as uvas niágara rosa e niágara branca. Ele diz que não põe preço e que tudo depende do mercado na época da safra,  mas o custo de produção aumentou muito de um ano para o outro. “Aumentou de 15% a 20% e isso é gradativo, pois vem aumentando todo ano”, disse.

A safra de uva de São Paulo neste ano deve ser de 133 mil toneladas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 5% a menos do que no ano passado. Anderson diz que tudo correu bem com o parreira e espera produtividade de até 40 toneladas por hectare.

“A gente está com dois tipos de condução. A em formato “Y” e a espaldeira. Essa última, produz de 2 a 4 quilos por planta e o “Y” de 10 a 15 quilos por planta em uma poda. Depois tem a poda temporã, que dá pra tirar outra safra”, disse o produtor.

Segundo Anderson, esse tipo de poda em “Y” foi adotado há 6 anos, o que tem feito a parreira produzir uvas maiores e com boa qualidade. “O cacho fica fora das folhas, aumentando bastante a qualidade da nossa fruta”, comentou.