Fuja do sobe e desce dos preços com os derivativos

Saiba como garantir uma boa cotação para o seu produto utilizando o instrumento financeiro

Fonte: Jonas Oliveira/ANPr

Garantir um bom preço para o seu produto é a preocupação de todo agricultor e pecuarista. A ferramenta mais adequada para escapar do sobe e desce do mercado – e travar um preço justo para o boi, a soja, o milho e tudo aquilo que é produzido na fazenda – é o uso dos derivativos.

Embora esse instrumento financeiro seja cada vez mais utilizado pelo homem do campo para assegurar boas cotações, ainda tem muita gente que desconhece suas vantagens.

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre os derivativos e ter mais sossego na hora de comercializar a safra.

O que são derivativos?

São contratos que derivam do preço à vista de algum produto, daí vem o nome do negócio. Essas operações são feitas essencialmente por segurança, para proteger o produtor das oscilações das cotações, devido ao mercado, ao clima e ao câmbio. É o chamado “hedge”, palavra que significa justamente proteção.
 
Vários produtos podem ser utilizados como parâmetro para essas operações. O mais comum é o dólar. A negociação é baseada no valor da moeda norte-americana no dia em que o contrato é fechado.
 
Principais tipos de derivativos
 
1. Mercado a termo
Neste modelo, é fechado um compromisso de compra ou venda do produto (café ou soja, por exemplo), em determinada data futura, a um preço pré-determinado. Serve para proteger o agricultor de uma eventual desvalorização do seu produto.
 
2. Mercado futuro
Aqui, o produtor rural negocia a entrega de certa quantidade do seu produto (toneladas de soja, por exemplo) por um preço previamente acertado com o comprador. Não existe obrigação de entrega física do produto – a liquidação do contrato pode ser apenas financeira. Além disso, o produtor pode sair do negócio antes do prazo fixado. 
 
3. Mercado de opções
O produtor adquire o direito de vender sua mercadoria por um preço combinado, numa data definida. Para ter esse direito, ele paga um valor, que é o prêmio. Não é obrigatório exercer esse direito adquirido. Já quem vendeu a opção é obrigado a cumprir o acordo, caso o comprador queira exercer o seu direito.
 
Onde é possível fazer os derivativos?
 
Derivativos são feitos através de agentes financeiros, como bancos e corretoras. Existe uma série de regras que precisam ser cumpridas para garantir a segurança e o bom funcionamento da ferramenta, por isso o serviço de uma equipe especializada é fundamental.
 
Esses especialistas acompanham o dia a dia do mercado de commodities, sabem exatamente como redigir os contratos e estão sempre de olho nos prazos.
 
As primeiras operações devem ser monitoradas por especialistas no mercado futuro e de opções, para que os agentes tenham todas as informações necessárias ao negócio. É importante simular uma operação e depois iniciar com uma operação pequena, por exemplo, um contrato futuro ou de opções, e avaliar todos os passos de forma segura.
 
A melhor opção para o homem do campo é buscar proteção para aquilo que ele produz através da garantia de bons rendimentos, contando com o auxílio de quem realmente entende de mercado.