Soja Brasil: chuvas se espalham no Sul e seca persiste no Sudeste e Centro-Oeste

A quarta-feira ainda promete alguns temporais para os municípios no sul do Rio Grande do Sul, divisa com o Uruguai. Confira a previsão para todo o país!

Enquanto o Rio Grande do Sul segue com a previsão de chuvas diárias e até temporais, outras regiões como o Sudeste e o Centro-Oeste seguem com a previsão de tempo seco e temperaturas elevadas.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

As chuvas devem se concentrar no sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Os maiores acumulados acontecem justamente nos municípios que fazem fronteira com o Uruguai. Em Jaguarão, por exemplo, são esperados mais de 50 mm acumulados no dia. Já nas áreas desde Alegrete e Camaquã até o norte do estado o tempo ficará firme. Santa Catarina e Paraná terão um dia mais seco também.

Na quinta-feira, 3, as chuvas que afetavam o sul do Rio Grande do Sul agora se espalham mais pelo estado e chegam até a altura de Ibirubá. A boa notícia é que os volumes não serão tão grandes e não devem trazer transtornos. As áreas agrícolas de Santa Catarina não devem receber chuvas também. No Paraná há chance para garoas em Planalto e região.

SUDESTE

A quarta-feira será marcada por tempo seco em quase toda a região. Somente o sul de São Paulo pode ter algumas garoas pontuais.

Na quinta o tempo volta a ficar completamente seco tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

Quarta-feira é mais um dia de tempo firme em todo o Centro-Oeste. Destaque para muito calor e baixos índices de umidade do ar nas horas mais quentes do dia, o que acontece do centro de Mato Grosso do Sul ao norte de Mato Grosso e oeste de Goiás, no meio da tarde. Índices mais elevados de umidade são esperados apenas para o sul de Mato Grosso do Sul.

Quinta-feira ainda de tempo seco em todas as áreas do Centro-Oeste do país. As temperaturas seguem elevadas em todas as áreas, com baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, principalmente no norte de Mato Grosso do Sul, oeste de Goiás e em Mato Grosso, onde os índices ficam facilmente abaixo dos 21%.

NORDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas da Bahia, Maranhão e Piauí nesta quarta.

Na quinta nada muda e os três estados terão tempo firme e seco.

NORTE

Nesta quarta-feira chove em forma de pancadas ao longo do dia do norte de Rondônia até o norte do Pará e no Amapá, passando pelo Amazonas, Acre e Roraima. Há riscos de descargas elétricas e rajadas de vento entre o norte do Amazonas e em Roraima. Salienta-se que são instabilidades que se formam, associadas ao calor e à alta umidade por lá. O tempo fica firme apenas no centro sul de Rondônia, no sul e sudeste do Pará e no Tocantins, com baixos índices de umidade relativa do ar e muito calor no meio da tarde.

Na quinta-feira a chuva diminui nas áreas mais centrais do Pará, ficando mais restrita ao norte do estado. Enquanto isso, pancadas de chuva ainda persistem no extremo norte de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Amapá. No norte do Amazonas e Roraima, segue o potencial para a ocorrência de temporais, com trovoadas e rajadas de vento. Tempo firme ainda no estado do Tocantins, sul do Pará e metade sul de Rondônia, com sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar.

Veja aqui mais notícias sobre soja