Canal Rural registra a Abertura Nacional da Colheita de Soja

Nesta quinta, dia 26, aconteceu um dos momentos mais aguardados pelos produtores de soja do país, a colheita simbólica da safra 2016/2017

A tão aguardada Abertura Nacional da Colheita da Soja foi transmitida diretamente da Fazenda Jotabasso, em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, pelo Canal Rural, ao vivo para todo o país, através da televisão e da internet, pelo link.

Mas, antes de colocar as máquinas para trabalhar, os visitantes e telespectadores acompanharam importantes palestras com informações sobre o setor. A responsável por comandar todos os debates é a jornalista Kellen Severo.

A primeira palestra foi liderada por Marcelo Gravina, do Conselho de Informações sobre Biotecnologia, com o tema “Os desafios da biotecnologia na safra 2016/2017”.

Na sequência, o coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, Evaristo de Miranda abordou o esperado tema “Uso e Ocupação da Terra no Brasil e a sustentabilidade agrícola do país comparado a outros players agrícolas mundiais”, que promete informações surpreendentes sobre o setor que segura a balança comercial brasileira no azul.

Depois, quem assume o púlpito é o consultor de mercado Flávio França Junior, que explora as opções de comercialização para a safra de soja que está sendo colhida no país, sob o título “Desafio e perspectivas do final da Safra da Soja – 2016/2017”.

Logo após, as autoridades presentes, entre eles o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, fez suas considerações sobre a safra em andamento.

Passado todos os discursos, finalmente as sete colheitadeiras já posicionadas no campo, iniciaram a colheita desta que promete ser a maior safra de soja de todos os tempos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, o volume a ser colhido pode superar as 103 milhões de toneladas, mesmo montante previsto pela maiorias das consultorias brasileiras e reflexo do bom andamento das lavouras.