Clima na safra de soja 2016/2017 deve voltar ao normal, diz Somar

Meteorologista Celso Oliveira projetou os próximos meses e o El Niño deve durar até a metade de 2016, com chuvas no período da segunda safra

No início do circuito de debates da Abertura Oficial da Colheita da Soja, em Cristalina, leste de Goiás, o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, projetou o clima para a reta final desta safra e as projeções para o ciclo 2016/2017.

Segundo ele, o El Niño, fenômeno climático que prejudicou a temporada da soja no Centro-Oeste, deve perder força até a metade de 2016. Oliveira prevê que o clima será neutro, parecido com os últimos anos, no início da safra 2016/2017.

Na apresentação, o meteorologista também mostrou simulações que projetam o plantio da segunda safra com chuva, garantindo a produtividade do ciclo. Até o meio do ano, o clima deve viver uma “gangorra”, com chuvas concentradas no Sul e tempo firme no Centro-Oeste e vice-versa.

La Niña

Celso Oliveira falou que ainda é muito cedo para medir os efeitos do La Niña, que é o resfriamento do Oceano Pacífico, mas, se vier, não será imediato. As simulações da Somar Meteorologia prevê que os efeitos poderão aparecer no começo de 2017.

Veja a participação do meteorologista na Abertura Oficial da Colheita da Soja 2015/2016: