Cristalina (GO) tem potencial para triplicar área irrigada

Durante painel sobre uso sustentável da água, setor da irrigação mostrou os desafios e possibilidades da técnica

Um dos principais debates da Abertura Oficial da Colheita da Soja tratou do uso sustentável da água e os benefícios da irrigação na agricultura. Com o comando da jornalista Kellen Severo, o objetivo da discussão é mostrar os desafios, possibilidades e soluções. O painel ocorre no local adequado já que Cristalina, leste de Goiás, tem a maior área irrigada da América Latina e é um caso de sucesso. São 57 mil hectares irrigados.

O presidente da Associação dos Irrigantes do estado (Irrigo) Luiz Figueiredo, apresentou a rentabilidade que a irrigação pode oferecer. Segundo ele, a prática consegue utilizar ao máximo a estrutura que a propriedade tem. Uma produção anual e com produtividade, solo mais produtivo, otimização de equipamentos e mão de obra fixa são algumas das possibilidades do agricultor que apostar na técnica.

Para o engenheiro agrônomo Renato Caetano, é possível aumentar o número de lavouras debaixo de pivôs. O município tem um ciclo de chuvas muito forte durante seis meses, passando de 1500 mm acumulados e, mesmo com o armazenamento da água pelas propriedades, a bacia hídrica da região não é afetada. Para ele, tecnicamente é viável expandir a irrigação.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica, acredita que é possível praticamente triplicar a área irrigada na região. Ele estima potencial de 150 mil hectares. Porém, Maróstica cobra organização do setor da irrigação para que Agência Nacional de Águas (ANA) autorize novas captações de água para o município. Além disso, a qualidade e preço da energia elétrica foi alvo de crítica dos participantes.