Veja como foi a Abertura Nacional da Colheita da Soja

O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, pilotou uma das colheitadeiras, abrindo simbolicamente os trabalhos pelo país

Fonte: Canal Rural

Foi aberta oficialmente a colheita da maior safra de soja da história do país. A perspectiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de chegarmos a 103 milhões de toneladas, mesmo montante estimado pelas principais consultorias do país. Durante a Abertura Nacional da Colheita, promovida pelo Projeto Soja Brasil nesta quinta-feira, dia 26, na fazenda Jotabasso, em Ponta Porã (MS), palestrantes renomados e autoridades trouxeram ao público algumas alternativas para a comercialização desta safra. Além disso, também foi comentado sobre o importante papel do agronegócio para o país e a visão ainda retrógrada de parte da população, sobre o setor.

Teve chuva de soja, sim. Foi uma festa à altura da safra que será colhida, com direito a sete colheitadeiras no campo, muitas autoridades, incluindo o ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, a bordo da primeira máquina. Antes, ele discursou, afirmando o compromisso do Ministério da Agricultura em desburocratizar os processos internos para facilitar mudanças necessárias para atualizar algumas leis que regulamentam o setor. “Este setor é responsável por contribuir com 22% do Produto Interno Bruto (PIB), gerar 1 em cada 3 empregos no pais e contribuir com quase metade das exportações. Hoje, o ministério dá a atenção devida a este setor tão importante. Queremos estimular o crescimento desburocratizando e abrindo o acesso a este ministério”, diz Novacki.

Veja tudo o que aconteceu neste dia de abertura de colheita no site do Projeto Soja Brasil.