Em um ano, preço médio da soja já subiu quase 20%

Em termos reais, a média de maio com base no Paraná supera em 11,3% as do mesmo mês no ano passado, segundo o Cepea 

Fonte: Chesbayprogram/divulgação

Os valores da soja em grão e do farelo de soja no mercado interno atingiram os maiores patamares nominais da série pesquisada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), em várias regiões avaliadas. Em um ano, o preço médio do grão já subiu 19,6%.

Em termos reais, as cotações da soja são as maiores desde outubro de 2015 e as do derivado, desde janeiro de 2016 (atualizados pelo IGP-DI de abril de 2016). A média deste mês (até 27 de maio) da soja (Paraná) supera em 11,3% a de maio de 1015, em termos reais. Segundo pesquisadores do Cepea, as altas vêm, especialmente, das maiores demandas doméstica e externa. 

Diante do bom ritmo dos embarques do farelo, compradores brasileiros têm tido dificuldades na aquisição do derivado. Assim, os preços internos sobem com força e as aquisições no spot (para entrega instantânea) ocorrem apenas para suprir a demanda imediata. De acordo com o Cepea, a sustentação também vem das previsões de perdas ainda maiores na Argentina, em decorrência das chuvas em excesso em abril e em maio.