Colheita da safra 2015/2016 de soja atinge 10% da área no Brasil

Com isso, a colheita se recuperou do atraso inicial, superando os 9% do ano passado e os 8% da média de cinco anos

Fonte: Camila Domingues

A colheita da safra 2015/2016 de soja do Brasil avançou 6 pontos porcentuais em uma semana, atingindo 10% da área prevista, projetou a consultoria AgRural. Com isso, a colheita se recuperou do atraso inicial, superando os 9% do ano passado e os 8% da média de cinco anos. Embora haja atraso em Mato Grosso, a colheita está acelerada em outros estados, especialmente no Paraná, segundo a AgRural. “A semana que está terminando ainda teve chuvas acima da média em algumas áreas do Centro-Oeste e do Sul do Brasil. Mas os produtores souberam aproveitar os intervalos e aceleraram a colheita da safra 2015/16 de soja”, apontou a consultoria. 

No Paraná, 24% da área de soja está colhida, contra 16% há um ano, de acordo com a AgRural. O índice só não é maior devido às chuvas acima da média nos últimos dias. Na região oeste, o tempo quente e seco em janeiro adiantou o ciclo de algumas lavouras, deixando mais soja pronta para a colheita. No norte, o ritmo ainda é lento, mas os resultados da soja precoce são positivos, com média de 55 sacas por hectare. Em Santa Catarina, 5% da área está colhida, com os trabalhos concentrados no oeste. Há um ano, a colheita ainda não havia começado. No Rio Grande do Sul, que ainda não começou a colher, bons volumes de chuva foram registrados nesta semana e levaram alívio às lavouras que sofreram com o tempo quente e seco de janeiro. 

Apesar das chuvas, a colheita mato-grossense avançou cinco pontos na semana, chegando a 12%, conforme a consultoria. Mesmo assim, o índice está atrás dos 16% do ano passado. “Com temor de perda de qualidade do produto, quem tinha soja pronta colheu mesmo com umidade”, disse a AgRural. Em Sorriso, a soja precoce está rendendo de 30 a 55 sacas, com problemas pontuais de qualidade, segundo a consultoria. Em Mato Grosso do Sul, as precipitações são frequentes, mas 12% da área já está colhida. Em Maracaju, onde lotes estão saindo com 18% de umidade, a média da soja precoce está em 55 sacas/hectare. Em Goiás, 7% da área foi colhida. Na região de Jataí, há talhões rendendo até 63 sacas/hectare.

Em Minas Gerais, os trabalhos avançam nas áreas de pivô, e 5% da área está colhido, conforme a AgRural. No Triângulo Mineiro, a soja irrigada rende até 76 sacas/hectare. Em São Paulo, o tempo aberto favoreceu a colheita no norte e no sul, e 11% da área de soja do estado está colhida. 

No Matopiba, com tempo mais firme depois de muita chuva em janeiro, a colheita está começando nas áreas mais adiantadas, de acordo com a consultoria. No oeste baiano, as máquinas começaram a entrar em áreas de pivô, mas a qualidade dos primeiros lotes foi reduzida pelo excesso de umidade. No Tocantins, as primeiras áreas na região de Pedro Afonso começaram a ser colhidas, mas o ritmo ainda é lento.