Colheita de soja atinge 22% da área no RS; 62% do milho foi colhido

Segundo a Emater, as produtividades alcançadas até o momento são superiores às estimativas iniciais

Fonte: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

A colheita da safra 2016/17 de soja no Rio Grande do Sul atingiu 22% da área projetada, informou a Emater-RS/Ascar em informativo semanal. O avanço foi de 7 pontos porcentuais em uma semana. Os trabalhos seguem adiantados ante o observado em igual período do ano passado (20%).

“Dadas as condições meteorológicas ocorridas recentemente, as lavouras evoluíram de forma rápida para o estádio fisiológico de maturação no último período, chegando a 42% do total e proporcionando o avanço da colheita”, disse a instituição.

Conforme a Emater, as produtividades alcançadas até o momento são superiores às estimativas iniciais. Segundo relatos de técnicos da região de Ijuí, não há informações de lavouras com produtividade abaixo de 60 sacas por hectare (3.600 quilos/ha), sendo que algumas atingem facilmente 80 sacas (4.800 quilos/ha). Outras regiões também apresentam rendimentos acima do previsto. Segundo a Emater, isso deve provocar uma reavaliação na produtividade média estadual.

A colheita do milho verão no Rio Grande do Sul evoluiu de forma mais lenta devido à intensificação da colheita da soja e à utilização das estruturas de recebimento, beneficiamento e armazenamento para a oleaginosa, conforme a Emater. A colheita atingiu 62% da área no estado, ante 57% na semana passada e 65% em igual período da safra passada.

“No momento se mantém o processo de escoamento do milho e do trigo estocados nos silos e armazéns, com o objetivo de oportunizar espaço para o recebimento da soja, considerando a expectativa de um aumento significativo da produção desta oleaginosa”, informou o boletim.