Colheita da soja atinge 3% no Rio Grande do Sul, diz Emater

Segundo a entidade, as primeiras áreas colhidas estão apresentando produtividade abaixo da expectativa dos produtores

Fonte: Divulgação

A colheita da safra 2017/18 de soja no Rio Grande do Sul atingiu 3% da área no estado. O dado foi divulgado pela Emater/RS-Ascar em informativo semanal divulgado nesta quinta-feira, 15.

Segundo o boletim, as primeiras áreas colhidas estão apresentando produtividade abaixo da expectativa dos produtores que, em meados de fevereiro, ainda desejavam obter rendimentos similares aos do ano passado. “Em áreas onde não houve diminuição das chuvas, as produtividades ultrapassam, em alguns casos, 70 sacas por hectare”, apontou.

Entretanto, o clima mais seco no encerramento de ciclo vem preocupando os produtores. “As cultivares de ciclo mais longo e que se encontram em final de enchimento de grãos apresentam grãos menores”.

A Emater destacou que, em localidades que não receberam chuvas nos últimos 20 a 25 dias, assim como em áreas de solo raso, já se observam partes de lavouras com soja que estão secando e plantas com sintomas de deficiência hídrica e má formação de vagens e grãos, com provável redução da produtividade. Já a sanidade das lavouras está boa, e os índices de infecção por ferrugem estão controlados.

Milho

A colheita de milho no estado atingiu 72% da área plantada. Do cereal ainda no campo, 1% da lavoura está em desenvolvimento vegetativo, 3% em floração e 12% em enchimento de grãos.

Conforme a Emater, o clima vinha proporcionando um bom desenvolvimento para o milho plantado mais tarde, mas a falta de chuva em algumas localidades da região das Missões já começa a causar problemas para o desenvolvimento do milho que está entrando em floração e ou formação da espiga. “É muito importante que ocorra chuva nessas localidades para garantir uma boa safra”, informa.

Se existe a expectativa de redução na produtividade das lavouras mais tardias devido à redução das chuvas, nas lavouras de milho semeadas mais cedo as produtividades obtidas confirmaram e até superaram em alguns casos a expectativa inicial.

“Na região norte do estado, é intensa a movimentação de milho para liberar os armazéns para posterior armazenamento de soja, que deverá ter a colheita intensificada a partir de agora”.