Colheita de soja já atinge 25% em Sorriso (MT), estima sindicato

Além da chuva, a preocupação agora é com as paralisações que vêm sendo promovidas por caminhoneiros nas estradas da região

Fonte: Embrapa/divulgação

A perspectiva é positiva para Sorriso, maior município produtor de soja de Mato Grosso, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Luimar Luiz Gemi, que participa da Equipe 1 do Rally da Safra 2017, na sede do sindicato. Foram semeados de 600 mil a 620 mil hectares de soja e a colheita já atingiu 25% na região de Sorriso, segundo estimativa do sindicato.

“A safra está prometendo. O preço deu uma oportunidade boa, então está todo mundo animado”, apontou o presidente. “Se nós voltarmos ao nível de 55 sacas por hectare, que era a média do município, isso será uma supersafra”. A preocupação, contudo, ainda é de chuva na colheita. “O problema nosso sempre foi chuva. Vai ter de 10 a 15 dias de chuva, agora quando? Não sei dizer”, ponderou.

O presidente do sindicato ressaltou que não houve diminuição no uso de tecnologia, apesar das quebras do ciclo passado, em que o produtor local registrou perdas em soja, milho e feijão na região. Ele lembrou que houve renegociação com bancos e tradings e foi possível semear uma boa safra em 2016/17. “A condição de um hectare ficar mais barato é produzir mais, não investir menos. A máquina que passa colhendo e o produto que passa no dosador são os mesmos se você produzir 65 sacas e não 60 sacas por hectare.”

Além da chuva, a preocupação agora é com as paralisações que vêm sendo promovidas por caminhoneiros nas estradas da região, sendo que a mais próxima de Sorriso é Nova Mutum. “Estamos negociando nos pontos de paralisação a liberação de diesel, adubo e semente de milho”, concluiu o vice-presidente do sindicato, Tiago Stefanello.