Começa período de vazio sanitário da soja em MS

Medida reduziu incidência de ferrugem asiática no estado em 92% nos últimos 10 anosComeçou hoje, em Mato Grosso do Sul, o período conhecido como vazio sanitário, quando fica proibido, por 90 dias, manter plantas vivas de soja na lavoura.  O objetivo é prevenir a aparição precoce de ferrugem asiática nas plantas e reduzir o número de aplicações de fungicidas. 

Fonte: Deise Froelich/Emater-RS

O vazio sanitário em Mato Grosso do Sul vai de 15 de junho a 15 de setembro, pelo fato de o fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow se aproveitar do clima tipicamente mais ameno e úmido do período para se proliferar.

• Veja também: Vazio sanitário, saiba quais estados adotam medida e os períodos estabelecidos em cada região

Por ser estabelecido em lei estadual, equipes da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) fiscalizarão as propriedades para verificar o cumprimento do intervalo de 90 dias.

Resultados

Dados da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) mostram que, em dez anos, o número de casos de ferrugem asiática caiu 92% no estado, graças ao respeito dos produtores ao período de vazio sanitário.

– Desde 2009, quando o vazio foi adotado como forma de proteção, produtores sul-mato-grossenses são receptivos quanto às datas de início e termino do período – afirma, em nota, o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

O agrônomo da Associação, Leonardo Carlotto, explica que o manejo garante maior produtividade ao agricultor.

– Quando ela [ferrugem asiática] aparece no início do cultivo é preciso entrar com correções e não prevenções, isso aumenta de 5% a 10% o custo de produção, já que, dependendo da temperatura e da região, serão necessárias várias aplicações de fungicidas – diz.