Consultoria eleva expectativa de produção de soja

Revisão se deve ao aumento na área de plantio em alguns estados

Fonte: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

A consultoria AGRural revisou para cima sua estimativa de produção de soja na safra 2016/17, para 101,8 milhões de toneladas, ante a previsão de 100,4 milhões de toneladas na projeção anterior.

O aumento da previsão ocorre por causa do aumento da área de plantio em alguns estados, especialmente no Matopiba e da primeira projeção de produtividade por Estado. No País, a área cresceu de 33,252 milhões de hectares para 33,634 milhões de hectares em 2016/17.

Enquanto Centro-Oeste e Norte-Nordeste têm expectativa de produtividade maior após a quebra por seca na safra passada, Sul e Sudeste estão com produtividade ligeiramente mais baixa do que a verificada em 2015/16, indicou a consultoria. “Não que não haja problemas nessas regiões, mas porque a produtividade da safra passada foi alta”, disse. 

A consultoria informa, ainda, que o plantio da safra de soja chegou na quinta, dia 8, a 95% da área prevista para o País, ante 90% na semana anterior e 93% no ano passado. 

Para o milho, a consultoria cita a revisão de safra da Conab, que manteve a produção inalterada em relação a novembro, com produção estimada em 28,4 milhões de toneladas no Brasil. No Centro-Sul, o plantio chegou a 96% da área até quinta, ante 92% uma semana antes, 95% no ano passado e 96% na média de quatro anos. A área a ser plantada com milho safrinha em 2017 será estimada em meados de dezembro.