Fórum Soja Brasil lota auditório em Toledo (PR)

Mais de mil pessoas acompanharam discussões sobre crédito, seguro, clima e perspectivas econômicas para a safra que se inicia

No Dia do Agricultor, o Projeto Soja Brasil preparou um grande debate para colocar em pauta a safra 2015/2016 da oleaginosa. Mais de mil pessoas acompanharam ao vivo o Fórum Soja Brasil – Preparando a safra, diretamente do Teatro Municipal de Toledo, no oeste do Paraná.

O Fórum apresentou três painéis: Crédito e Seguro Rural, com o economista e consultor de mercado da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Arantes; Expectativas Econômicas, com o analista da consultoria Safras e Mercado Paulo Molinari; e Perspectivas do Clima para o inicio da safra, com a meteorologista da Somar Desirée Brandt. 

Na avaliação do economista da Faeg Pedro Arantes, o crédito rural hoje não dá conta de toda a produção brasileira, mas é um importante instrumento de capital de giro do agricultor, mesmo com o atraso na liberação dos recursos para esta safra. Segundo ele, o volume atual não cobre mais que 7% da produção brasileira.

Com relação às perspectivas para a safra que se inicia, o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari alerta para a volatilidade do mercado da soja e orienta produtor a garantir os custos antes que o câmbio faça as despesas subirem ainda mais. Segundo ele, o produtor deve começar a se desfazer da safra antiga e vender a nova safra apenas dentro do necessário para garantir os custos de produção.

Por fim, a meteorologista da Somar Meteorologia Desirée Brandt traçou um panorama para as principais regiões produtoras para a safra 2015/2016. O El Niño trará impactos no início do plantio, mas, de forma geral, poderá ajudar a sojicultora brasileira.

No encerramento, o diretor de conteúdo do Canal Rural, Julio Cargnino, adiantou os próximos eventos do Projeto Soja Brasil. O próximo Fórum acontece durante a Expointer, em Esteio (RS), no próximo dia 2 de setembro. No começo de outubro, o município de Porto Nacional (TO) recebe a Abertura Oficial do Plantio da Soja; no dia 28 de janeiro a Abertura Oficial da Colheita de Soja será em Cristalina (GO).

– O Soja Brasil continua, já teremos duas grandes celebrações programadas, em Porto Nacional e Cristalina. Quero dizer que ficamos emocionados com esse dia, foi uma honra. Parabéns a todos os agricultores – exalta Cargnino.

A cobertura completa do evento, com detalhes de todas as palestras, está no site especial do projeto Soja Brasil: www.projetosojabrasil.com.br