Goiás prorroga janela de plantio de soja até 15 de janeiro de 2016

Medida foi tomada por causa da forte estiagem no estado, que tem atrasado as operações de campo

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) divulgaram nesta terça-feira, dia 22, um documento em que atestam o compromisso de prorrogar a janela de plantio de soja para grande parte do território de Goiás. O prazo foi estendido de 31 de dezembro de 2015 para 15 de janeiro de 2016, para 76 municípios do estado, sobretudo das regiões norte, nordeste e Vale do Araguaia. De acordo com o documento, a medida será editada como Instrução Normativa Estadual.

Segundo a Faeg, estima-se que o prejuízo com a quebra da safra 2015/2016 no centro-norte, principalmente de milho e soja, pode alcançar 20%, ou R$ 224 milhões, caso a seca se prolongue. No estado, as perdas são estimadas em 4,2%, ou R$ 450 milhões. 

“Nossa intenção é aumentar o prazo para os produtores que ainda não conseguiram fazer o plantio”, justifica o presidente da Faeg, José Mário Schreiner. Estima-se que, por causa da seca, o centro-norte goiano só tenha cultivado 50% da área até agora. Este atraso se refletirá mais adiante, no plantio do milho segunda safra.

“Além disso, para os que já plantaram parte da área e estão perdendo o que semearam, possam ter mais tempo para reverter a situação”, afirma Schreiner.

A ampliação oficial da janela de plantio é essencial para garantir que produtores continuem com suas lavouras cobertas pelo seguro rural.

Municípios em Goiás

Veja quais são os municípios goianos que podem estender o plantio, em razão do baixo índice de chuvas:

Abadiania, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Horizonte, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Amaralina, Aragarças, Araguapaz, Arenópolis, Aruanã, Baliza, Barro Alto, Bom Jardim de Goiás, Bonópolis, Britânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Campinaçu, Campinorte, Cidade de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Damianópolis, Diorama, Estrela do Norte, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Guarani de Goiás, Hidrolina, Iaciara, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Jussara, Mambaí, Mara Rosa, Matrinchã, Mimoso de Goiás, Minaçu, Monte Alegre, Montes Claros de Goiás, Montividiu do Norte, Mozarlândia, Mundo Novo, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Crixás, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Piranhas, Pirenópolis, Planaltina, Porangatu, Posse, Rialma, Rianápolis, Santa Fé de Goiás, Santa Isabel, Santa Rita do Novo Destino, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, São Luiz do Norte, São Miguel do Araguaia, Sítio d’Abadia, Trombas, Uruaçu, Uruana, Vila Boa e Vila Propício.