Grãos: preços pagos ao produtor recuam 24% em 12 meses

Os preços do milho e da soja foram os principais responsáveis pelo saldo, segundo relatório

Fonte: Montagem/Canal Rural

O Índice de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) acumulou queda de 24,1% nos últimos 12 meses, a maior desde 2010, início da série histórica, segundo relatório divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) nesta, 20. 

O resultado, aponta o estudo, está bem distante do IPCA Alimentos, que teve deflação de 0,03%, e do IPCA, com alta de 1,18%, o que demonstra a diferença do comportamento entre os preços pagos aos produtores e os encontrados nas prateleiras dos supermercados, segundo o relatório. 

O IIPR registrou altas nos dois últimos meses. Em junho, aumentou 1,21%. A recuperação do milho (1,3%) e da soja (1,4%) e a reação também do trigo (5%) e do leite (1,7%) foram os principais responsáveis na composição do resultado, de acordo com a Farsul. 

Apesar disso, o primeiro semestre de 2017 fechou com resultado negativo nos preços praticados no campo, atingindo recuo de 15,4%. Os preços do milho (-35%) e da soja (-14%) foram os principais responsáveis pelo saldo, segundo o relatório. 
Por outro lado, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) registrou novamente deflação em junho, disse a Farsul. Mesmo com o aumento na taxa cambial, o resultado foi de queda de 0,53%. 

Os agroquímicos, especialmente inseticidas, registraram as maiores quedas. A redução nos custos do diesel e os gastos menores com frete também colaboraram para o resultado. No acumulado do ano e nos últimos 12 meses, os resultados, ou seja, os custos, caíram 4,70% e 3,79%, respectivamente.