Imea revisa para cima área da soja da safra 2014/2015

Expectativa leva a aumento na projeção para produção totalO Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou para cima sua estimativa para a área de soja na safra 2014/2015, gerando um aumento em sua perspectiva para a produção no período. 

Fonte: Reprodução/Canal Rural

Segundo o relatório semanal do órgão, a área plantada no Mato-Grosso é de 8,94 milhões de hectares, um aumento de 78,7 hectares em relação ao estudo anterior e crescimento de 6% na comparação com a safra 2013/2014.

Com os dados sobre produtividade mantidos em 52,4 mil sacas por hectare, o Imea estima que a produção no estado totalizará 28,14 milhões de toneladas, alta de 7% ante a estimativa da semana passada, nível considerado recorde.

Apesar do volume elevado de produção, o relatório aponta que Mato-Grosso perderá espaço no mercado de soja brasileiro e mundial pelo fato de a produtividade estar crescendo abaixo de seus concorrentes.

Em relação a cotações, o Imea constatou que o preço da soja no mercado interno começou a dar uma “guinada” por conta da valorização do dólar. Os baixos valores praticados na bolsa de Chicago estão impedindo os produtores de terem ganhos ainda maiores.

~ Na última semana, mesmo com as cotações internacionais se reduzindo, a média semanal do preço do grão da soja elevou-se pela quinta semana consecutiva em Mato Grosso, superando as cotações registradas nesta mesma semana de 2014, e registrando, inclusive, a maior diferença ante o custo total de produção desta safra – diz o relatório.

No mês passado, a valorização do dólar em relação ao real e o aquecimento da demanda externa levaram os embarques a totalizarem 868,65 mil toneladas, um aumento de mais de dez vezes em relação a janeiro, mas abaixo das 2,79 milhões de toneladas registradas no mesmo período do ano passado, segundo boletim agromensal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O valor médio da exportação foi de US$ 23,91 por saca de 60 quilos no mês passado, 19,7% abaixo do mesmo período de 2014. Mesmo com a valorização de 18,3% do dólar entre fevereiro de 2014 e este, em reais, o valor médio ainda ficou 5% menor, na média de R$ 67,36 a saca.

Para as próximas semanas, o Imea espera que os dados sobre a semeadura da nova safra de soja nos Estados Unidos influencie nos preços externos, movimentando as cotações domésticas.