Nesta quinta: não perca o 2º Fórum Soja Brasil, em Esteio (RS)

O evento será transmitido ao vivo direto da Expointer, através do site do Canal Rural, a partir das 19h

Fonte: Divulgação

A safra de soja 2017/2018 já começa cheia de desafios antes mesmo do plantio. Isso porque a perspectiva da maioria das consultorias brasileiras aponta para uma margem de lucro muito apertada. Não bastasse isso, a crise econômica e política que afeta o país também pode trazer custos adicionais ao campo. Diante disso, o segundo Fórum do Projeto Soja Brasil do ano, que acontecerá no município de Esteio, no Rio Grande do Sul, durante a Expointer, pretende trazer aos produtores palestras e discussões para tentar minimizar os problemas no campo.

O tema escolhido para este encontro, que começa às 19h (horário de Brasília), é “O que esperar da política e da economia até as eleições de 2018 e o segredo da alta produtividade da soja”. Para isso, contará com palestrantes renomados como o jornalista político Mauro Zanatta, que abordará os impactos desta crise no país e no setor agrícola. “Este governo se intitulou como reformista, ou seja, veio para mudar alguns pontos importantes para que o Brasil volte aos trilhos”, diz Zanatta. “Só que algumas destas reformas podem trazer um ônus ao setor agropecuário.”

Ainda falando sobre a rentabilidade do produtor e as técnicas para economizar no custo de implantação das lavouras, o doutor em agronomia e pesquisador no instituto de Ciências Agronômicas (Incia) Elmar Luiz Floss fará o painel “Manejo da soja para altos rendimentos”. Ele irá mostrar que, com os recentes excessos de produção de soja no mundo, os compradores chineses estão optando por soja com maior teor de proteína no grão. “O Brasil está ampliando a produtividade, mas esquecendo da qualidade. Neste ano, as primeiras cargas exportadas estavam com menor teor de proteína do que o mercado exige e isso poderá se tornar um problema no futuro”, conta Floss.

Partindo para a parte agronômica, já que a safra está prestes a começar, o pesquisador da Embrapa Carlos Arrabal Arias falará sobre as novas tecnologias criadas para melhorar os resultados agronômicos. “Estes programas de melhoramento genético da Embrapa têm foco nas doenças do campo, tentando assim manter esta estabilidade na produção que vemos hoje”, explica ele.

A manutenção e cuidados para que estas novas tecnologias não percam sua efetividade é o tema da palestra de Marcelo Gravina, do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). “Vou traçar um panorama do uso da biotecnologia no Brasil e no mundo e falar mais especificamente da cultura da soja. Abordarei as aprovações de eventos que poderão se tornar produtos comerciais no futuro, os benefícios ambientais e econômicos da soja transgênica e o quanto ela contribui para o aumento da produção e da produtividade no campo”, antecipa Gravina, que é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento marcado para esta quinta, dia 31 de agosto, acontece dentro de uma das maiores feiras do país, a Expointer, em Esteio (RS), e será transmitido ao vivo através do site do Canal Rural e pelo canal YouTube. A novidade desta edição é a Arena Canal Rural, um espaço exclusivo e inédito criado para abrigar os fóruns do Canal Rural nas principais feiras do país. “A arena do conhecimento é um local que permite mais interações entre a plateia e os palestrantes. Uma inovação no modelo de apresentar conteúdo”, destaca Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural.