Nova diretoria da Aprosoja Brasil toma posse

O produtor rural Bartolomeu Braz Pereira passa a ser o presidente da entidade, substituindo Marcos da Rosa. Acompanhe

Nesta terça-feira, dia 8, toma posse em Brasília a diretoria eleita da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), principal associação representativa da sojicultura, para o biênio 2018/2020. Quem assumirá a presidência da entidade é o produtor rural Bartolomeu Braz Pereira, que atualmente é vice-presidente da Aprosoja Brasil. Ele substitui o produtor Marcos da Rosa, que comandou a entidade entre 2016 e 2018.

Presidente da Aprosoja Goiás e vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Bartolomeu Braz Pereira tem como principal desafio atuar para aumentar a rentabilidade no campo diante dos crescentes aumentos de custos de produção e redução das margens.

A soja se tornou o principal produto agrícola e o mais exportado pelo Brasil, somando US$ 30 bilhões em exportações do complexo soja. Nos últimos vinte anos, a produção de soja cresceu 336%, e as exportações aumentaram 1.025%. No entanto, os custos de produção cresceram 425% no mesmo período.

“Em parceria com a Frente Parlamentar da Agropecuária, vamos atuar para obter crédito e seguro em volume e custo compatíveis com as necessidades da produção, independente do tamanho dos produtores. E em tempos de aperto fiscal, precisaremos trabalhar junto ao Governo Federal para garantir a aplicação de recursos em obras prioritárias para o escoamento da nossa produção a custos menores”, afirma.

Segundo vice-presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o produtor rural Marcos da Rosa liderou a Aprosoja Brasil em um momento de crescimento institucional da associação. Durante o seu mandato, a principal entidade representativa dos sojicultores chegou aos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de ter reestruturado a entidade na Bahia, Rondônia e Roraima.

A nova diretoria da entidade será composta por produtores de soja, e de outras culturas, de todas as regiões do país. O vice-presidente imediato é Antônio Galvan, eleito em novembro passado presidente da Aprosoja Mato Grosso, principal estado produtor de grãos do Brasil.

A Aprosoja Brasil foi criada em 11 de março de 1990 e representa toda a área plantada de soja brasileira. A entidade está presente em 16 estados (RS, SC, PR, MS, MT, SP, MG, GO, TO, PI, BA, MA, AP, PA, RO e RR).