Paraná já registra mais casos de ferrugem que em todo 2017

Até o momento o Brasil já tem 12% mais registros da doença que no mesmo período do ano passado

Fonte: Wanderlei Dias Guerra

O Brasil já registrou 192 casos de ferrugem asiática no país nesta safra 2017/2018, segundo dados do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Embrapa. Este número representa um crescimento de 12% se comparado ao mesmo período do ano passado. Entretanto uma informação preocupa mais o setor: o Paraná já acumula mais casos de ferrugem este ano, do que em todo o ano passado.

Normalmente, a região Sul do país já registra mais casos de ferrugem asiática que o restante dos estados, devido ao clima. Entretanto, o atraso no plantio da safra 2017/2018 e a concentração destes trabalhos em um curto espaço de tempo, tem colaborado para o aumento dos casos de ferrugem no Sul, afirma a Embrapa.

Até agora, o Paraná já registra 94 casos da doença, contra os 87 obtidos em todo o ano passado. Os municípios mais afetados foram: em Cascavel, com 5 casos, Corbélia com 4 casos e Arapoti, com 3 registros. Este último, foi inclusive o último a detectar a doença no estado.

Depois do Paraná, aparecem com mais casos Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 26 relatos de ferrugem. Na sequência vem o Rio Grande do Sul, com 21 casos e depois São Paulo com 9 casos.