Preço da soja cai 32,7% em um ano

Aumento de volume não compensa queda de preço da sojaO diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Herlon Brandão, avaliou nesta segunda, dia 4, que, apesar da safra recorde de soja e da estimativa de se exportar um volume inédito da commodity este ano, o aumento do volume embarcado não deverá ser suficiente para compensar a queda de preço do grão no mercado internacional. Em relação a abril do ano passado, o preço da soja caiu 32,7%.

Fonte: Camila Domingues

O minério de ferro também deve ter volume recorde exportado em 2015, mas a queda de preço dessa commodity também não será compensada pelo volume vendido, acrescentou Brandão. No caso do minério, a queda de preço é de 51,6% na comparação anual. 

• BALANÇA COMERCIAL: Produtos do agro têm queda em abril

Ainda assim, o diretor afirmou que o ministério continua apostando em um superávit comercial em 2015. Até o fim de abril, o déficit comercial acumulado neste ano é de US$ 5,066 bilhões. Apesar de comentar que a valorização do dólar em relação ao real tem efeito positivo para os exportadores brasileiros, Brandão afirmou que o ministério ainda não tem dados suficientes para estimar o tamanho desse impacto.

Ele destacou ainda que a volatilidade da moeda atrapalha em parte o setor exportador. 

– É necessária uma estabilidade no câmbio para que os exportadores tenham previsibilidade. No agregado ainda não é possível perceber efeito do câmbio nas exportações – comentou.