Produção de soja em Mato Grosso do Sul atinge volume recorde

Os agricultores do estado produziram 9,5 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo a Famasul

A produção de soja em Mato Grosso do Sul atingiu a produção recorde de 9,558 milhões de toneladas na safra 2017/2018. As informações foram anunciadas nesta terça-feira, dia 10, pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado. O resultado nunca visto antes é 1 milhão de toneladas superior ao do ciclo 2016/2017. A produtividade verificada também atingiu marca histórica, de 59,2 sacas por hectare.

Para o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, o perfil empreendedor dos produtores rurais sul-mato-grossenses é característica determinante para os números verificados na temporada. “A notícia é de uma supersafra da oleaginosa em Mato Grosso do Sul e os agricultores são os grandes responsáveis por números pujantes”, afirma.

“A produtividade registrada corresponde a 3 sacas a mais que na safra anterior. O avanço foi exponencial nos últimos anos, passando de 49 sacas em 2014/2015, para 50 em 2015/2016, 56 sacas em 2016/2017, até as 59 sacas colhidas por hectare agora”, diz o governador do estado, Reinaldo Azambuja.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), Juliano Schmaedecke, explica que o clima e o uso de mais tecnologias nas lavouras ajudaram. “Com certeza este foi um ano especial. O clima favoreceu e o produtor rural aplicou ainda mais tecnologia, diminuindo o risco na lavoura, além de melhorar o gerenciamento do seu negócio. O resultado é uma boa produtividade e mais segurança ao setor”.