Ritmo de colheita da mandioca se intensifica e preço recua

De acordo com o Cepea, o valor médio semanal a prazo para a tonelada posta fecularia foi de R$ 593,18, baixa de 4,7% frente à média anterior

Fonte: Embrapa

Apesar das chuvas e do feriado de Carnaval, parte dos produtores de mandioca intensificou a colheita, aumentando a oferta do produto para as indústrias, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No entanto, com a diminuição nos dias trabalhados, foram processadas apenas 37 mil toneladas de mandioca  entre os dias 12 e 16 de fevereiro. O valor significa um recuo de 30,9% no volume da semana anterior.

Vale destacar que, com menos dias trabalhados, houve excedente de matéria-prima para as indústrias que seguiram com as atividades em ritmo normal. Além disso, pelo fato de muitas farinheiras estarem paradas, uma maior quantidade de mandioca foi direcionada à indústria de fécula.

Neste cenário de oferta maior que a demanda, o preço médio semanal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 593,18, baixa de 4,7% frente à média anterior, a maior queda semanal desde dezembro do ano passado.