Safra de soja 2017/2018 será recorde, afirma Céleres

A consultoria elevou a produção da oleaginosa brasileira de 111,9 milhões de toneladas para 115,7 milhões de toneladas

Fonte: Abiove/divulgação

A consultoria Céleres elevou nesta quarta-feira, dia 14, a sua previsão de produção de soja na safra 2017/2018 do Brasil para 115,7 milhões de toneladas. Em fevereiro, a expectativa era de 111,9 milhões de toneladas.

“Apesar do início conturbado na época de plantio, o cenário climático bastante favorável trazido pelo La Niña, sobretudo para a realidade no Centro-Oeste e Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba), levará a safra brasileira a superar o recorde da temporada passada em quase 2 milhões de toneladas”, informou a Céleres.

Conforme a consultoria, estados como Mato Grosso, Goiás e todo o Matopiba deverão ter produtividades acima das obtidas na safra passada. “O destaque negativo fica por conta do Rio Grande do Sul, mais precisamente na região sul do estado, onde a escassez hídrica prejudicou o desenvolvimento da oleaginosa”, disse em relatório.

A empresa destacou ainda que a colheita da soja se intensificou por causa das chuvas em menores volumes e mais espaçadas das últimas semanas. Até 9 de março, metade da área plantada no país havia sido colhida, abaixo dos 56% observados em igual período da temporada passada, segundo a consultoria.

Quanto à comercialização, os preços mais altos na Bolsa de Chicago (CBOT) vêm estimulando vendas nas últimas semanas, conforme a Céleres, que estimou que 42% da safra esteja negociada no país.