Soja cai mais de 30 pontos em Chicago após previsão de chuvas nos Estados Unidos

A baixa acontece devido à melhora nas condições das lavouras da oleaginosa, que passou de 57% para 59% em uma semana

A soja na Bolsa de Chicago (CBOT) registrou na tarde desta terça-feira, dia 1º, uma expressiva queda em todos os contratos. O mercado foi pressionado pela melhora nas condições das lavouras norte-americanas.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou nesta segunda-feira, dia 31, que 59% das lavouras estavam em boas ou excelentes condições, contra 57% na semana passada. A expectativa dos analistas era de estabilidade e essas projeções fizeram a cotação da oleaginosa cair mais de 3%, com recuo de 30 pontos.

Os boletins meteorológicos apontam chuvas entre normais e acima do normal e temperaturas abaixo da média para o cinturão produtor americano. O volume de precipitações favoreceria a produção em um período crucial para a definição do potencial produtivo.

Milho

Acompanhando a soja, o mercado de milho acentuou as perdas, em meio à expectativa de tempo mais úmido e de temperatura mais amenas para a próxima semana no cinturão produtor, ainda que o aspecto das lavouras tenha piorado nos últimos dias.

Para o milho, o USDA indicou que 61% das lavouras estavam com condições entre boas e excelentes; 26% em situação regular; e 13% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana anterior, os números eram de 62%, 26% e 12%, respectivamente.