Terminal da Caramuru no Porto de Santos é interditado

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo atendeu a reclamações da população pela emissão de partículas e odores devido ao carregamento de grãos nos navios 

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) interditou parcialmente o terminal de grãos da empresa Caramuru Alimentos S.A., no porto de Santos, na manhã desta quarta, dia 20. Foram lacradas as esteiras transportadoras de soja, farelo de soja, milho e pellets de polpa cítrica

A interdição ocorreu depois de reclamações da população local e notificações da Cetesb à empresa pela emissão de poeiras e odores fétidos, originados do carregamento de grãos nos porões dos navios, através das esteiras de transporte. Desde 2012, a empresa já havia recebido três multas no valor total de R$ 494 mil por liberar material particulado para a atmosfera. Conforme a Companhia, a Caramuru não cumpriu as exigências de controle feitas pelo órgão ambiental para eliminar a emissão de poluentes e ficará interditada até que apresente o projeto para retenção dos poluentes e controle ambiental.

Para a realização do embarque de granéis sólidos em navios, a Caramuru utiliza dois carregadores, identificados como “ship loader”, instalados no berço de atracação 38 da Companhia Docas do Estado de SP (Codesp). Na operação de fiscalização realizada hoje, pelos técnicos da Agência Ambiental de Santos, foram lacradas as esteiras transportadoras de carga.

A empresa Camarumu Alimentos S.A. informou que ainda não foi notificada oficialmente e que não vai se posicionar sobre o assunto.