Embargo russo não vai afetar o mercado de suínos, diz Cepea

Segundo a entidade, as vendas internas da carne costumam aumentar significativamente neste período, por conta da maior procura para as festas de final de ano

O embargo russo à carne suína brasileira não deverá afetar com forte intensidade o mercado interno neste período, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo a entidade, já era esperado para dezembro uma redução nos embarques ao país. Com o inverno no hemisfério norte, os canais russos congelam, dificultando a entrada dos navios nos portos.

Além disso, as vendas no mercado interno costumam aumentar significativamente neste período, por conta da maior procura para as festas de final de ano.

Entenda o caso
Nesta segunda-feira, dia 20, a Rússia anunciou embargo parcial e temporário às importações das carnes suína e bovina brasileiras a partir do próximo mês, devido à presença da chamada ractopamina em amostras enviadas ao país.

Essa substância, que promove o desenvolvimento de massa muscular nos animais, é permitida no Brasil e em outros destinos da carne brasileira, mas é proibida na Rússia.