Maggi inaugura unidade de quarentena para suínos em Cananeia (SP)

Segundo o ministro da Agricultura, sistema evita que doenças sejam disseminadas pelo país com abate de lotes contaminados

Fonte: Thiago Gomes/Susipe

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, inaugurou nesta quinta-feira, dia 10, nova unidade de suínos da Estação Quarentenária da Ilha de Cananeia (SP). A unidade custou R$ 2,5 milhões e foi construída por meio de parceria público-privada (PPP) com a Associação Brasileira de Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). “Esta estação é muito importante para a estratégia de fortalecimento da sanidade animal do Brasil. É uma fortaleza para o nosso setor produtivo”, disse Maggi em nota distribuída por sua assessoria. 

Segundo ele, a quarentena em Cananeia já permitiu detectar doenças em animais, evitando que se disseminassem pelo país com o abate de lotes contaminados. Somente após período de até 40 dias de isolamento os animais provenientes de outros países podem fazer parte do plantel brasileiro. 

Conforme o ministério, a nova unidade de Cananeia tem capacidade para 500 suínos de alto valor genético, importados para melhoramento das raças do rebanho nacional.