Seminário debate produção e bem-estar animal na suinocultura

Organizado pelo Mapa, evento é aberto a docentes, produtores, profissionais do setor e ao público em geral; objetivo é fortalecer as políticas públicas destinadas às boas práticas pecuárias

Fonte: Thiago Gomes/Susipe

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove nesta terça e quarta-feira, dia 14 e 15, Seminário sobre Boas Práticas e Bem-Estar Animal, com foco na sustentabilidade da suinocultura e nos projetos de incentivo a adoção dessas técnicas. Segundo a Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo, o evento é aberto a docentes, produtores, profissionais do setor e ao público em geral. O objetivo do Mapa é divulgar ações para fortalecer as políticas públicas destinadas às boas práticas pecuárias.

No primeiro dia, os debates vão abordar as boas práticas de sustentabilidade da suinocultura; o melhoramento genético para evitar a castração e o uso dos antimicrobianos nos suínos. Também haverá discussões sobre o Plano Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos.

Na quarta-feira, será apresentada a forma de trabalho inovadora que a equipe da Coordenação de Boas Práticas Animais (CBPA) do Mapa desenvolve para fomento e implementação dessas ações nas cadeias produtivas. Está prevista ainda a divulgação dos projetos em andamento, benefícios aos produtores e recursos investidos.

Com a adoção das boas práticas e das normas de bem-estar animal, os criadores se adequam às crescentes exigências dos mercados nacionais e mundiais e obtêm ganhos de produtividade e índices técnicos e zootécnicos (rendimento) cada vez melhores”, diz o diretor do Departamento de Desenvolvimentos das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável Mapa, Pedro Neto.

Paralelamente ao seminário, haverá uma exposição de 30 fotos sobre boas práticas pecuárias e bem-estar animal, produzidas por servidores e colaboradores que trabalham na área.