Os drones viram a força aérea da agricultura

Cada vez mais, novas ferramentas, equipamentos e softwares estão ganhando espaço em campos e fazendas. Um dos principais destaques na agricultura de precisão é o drone, também conhecido como Vant (veículo aéreo não tripulado). A regulamentação do uso  foi aprovada em 2017, pela Agência Nacional de Aviação Civil. Com uma legislação definida, a expectativa é de crescimento do setor.

Por isso, a equipe do programa Técnica Rural foi até a cidade de Sorriso (MT) para acompanhar um curso de utilização de drones como tecnologia de precisão.

O curso é uma iniciativa do Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso). Os alunos tiveram aulas práticas e teóricas sobre os componentes de um drone, legislação, uso da tecnologia no ambiente rural, planejamento na execução de voos e muito mais.

Entre as muitas aplicações na lavoura, as imagens captadas pelos drones permitem que o produtor identifique regiões de

menor densidade para otimização do plantio e do replantio. Além disso, é uma excelente ferramenta na aplicação de produtos químicos.

Outra grande função do drone é ajudar o produtor a gerir um bom sistema de irrigação. Também é um forte aliado no combate a incêndios, uma tarefa perigosa para os seres humanos.