Veja dicas para o cultivo de frutas

Acompanhe exemplos de produção de pêssego, uva, kiwi, citrus e uma fazenda agroecológicaQuer diversificar a lavoura? Aproveitar pequenos pedaços de terra? E investir pouco?Que tal plantar frutas?O programa Técnica Rural já mostrou a produção de diversas frutas diferentes, suas especificidades, dicas de cultivo, necessidade de investimento e rendimento das culturas. Selecionamos cinco programas para você relembrar alguns detalhes, ou conhecer alternativas às produções tradicionais. Acompanhe!

A produção integrada de pêssego é um modelo de cultivo que segue normas estritas e precisas de produção, que trazem benefícios não só para os produtores, como também para os consumidores. 

O cultivo orgânico de uva niágara pode ser feito de diversas formas. A variedade, que já era apontada como uma das preferidas do mercado consumidor, pode oferecer mais um diferencial: a ausência total de agroquímicos no cultivo. A produção pode ser feita com cobertura plástica e descoberta. 

Em alguns mercados, o kiwi nacional perdeu espaço para o fruto importado, que é considerado mais doce. Entretanto, especialistas afirmam que o kiwi produzido no Brasil pode ser tão saboroso quanto o importado, desde que a colheita aconteça no momento certo. Como o fruto não amadurece no pé é preciso medir o teor de açúcar, para verificar o ponto de maturação.

Uma pesquisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) mostrou que roçar a entrelinha e jogar a massa para as linhas das plantas ajuda a aumentar a produtividade e reduzir custos com agrotóxicos. Conheça o trabalho e comprove os resultados do manejo de entrelinhas em citrus

Mesmo em uma pequena propriedade é possível implantar culturas diferentes, que convivem de forma harmônica, seguindo os princípios da agroecologia. O Técnica Rural visitou uma fazenda-modelo, no Paraná, para conhecer tecnologias que diversificam a produção e aumentam a rentabilidade na agricultura familiar.