Veja dicas para o melhor plantio de grãos e a eficiência de fertilizantes

Reunimos um compilado de programas Tecnologia do Campo para ajudar o produtor neste período de plantio As sementes de soja e milho estão sendo jogadas na terra. É período de plantio da safra de verão no Brasil e para ajudar o produtor rural a enfrentar o desafio de aumentar a produtividade, reduzindo custos, otimizando as aplicações de defensivos e as perdas durante o processo, reunimos cinco programas Tecnologia do Campo.

Para a soja, veja orientações sobre os cuidados no preparo dos solos arenosos e as vantagens do plantio direto, mais sustentável. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, conheça o sistema que usa a pressão do ar para distribuir as sementes da oleaginosa.

Para o milho, veja como é possível agilizar o plantio de milho segunda safra em regiões de janelas curtas e, neste próximo ano, em que o atraso da semeadura da safra de verão deve impactar o grão. Também são lembradas as vantagens de plantar sementes sem aplicação de adubo na linha.

Na busca pela produtividade, melhorar a aplicação de fertilizantes fosfatados pode ser a sacada ideal. A Embrapa Cerrados ensina a potencializar os efeitos do fósforo e explica como o uso desse micronutriente age na planta e traz um rendimento maior.

Associado ao uso de insumos, também está o controle biológico. Conheça o trabalho desenvolvido pelo Centro Experimental Central do Instituto Biológico de São Paulo e as vantagens do uso de produtos biológicos no controle de pragas e doenças das lavouras.