Tempo

Previsão do tempo: veja tudo que vai acontecer nas próximas 48h; spoiler: vem temporal por aí

Confira como ficam as condições do tempo em todas as regiões do Brasil

Nesta segunda-feira (12), a passagem de uma frente fria na costa do Sul aumenta o risco de temporais nos três estados da região. Isso ocorre especialmente no Paraná, onde os acumulados de chuva são mais elevados. As condições do tempo são instáveis, com muitas nuvens no céu e chuva forte a qualquer momento.

Faz sol, o tempo fica abafado e com chuva forte em Santa Catarina e no centro-norte do Rio Grande do Sul, afetando inclusive as capitais Florianópolis e Porto Alegre.

Já em São Paulo, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a combinação entre a circulação dos ventos com uma infiltração do ar que vem do mar provoca o aumento de chuva forte e temporais. As temperaturas sobem pela manhã, fazendo muito calor e chovendo forte à tarde.

Durante os temporais, as rajadas de vento em todo o Centro-Sul podem variar de 50 a 70 km/h, ou até mais.

Atenção para os acumulados de chuva mais elevados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de parte de Minas Gerais e sul e leste de Mato Grosso do Sul. Há inclusive risco de queda de granizo em todos os estados do Sudeste, assim como em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e nos três estados do Sul.

Faz sol e bastante calor nas demais áreas das regiões central e Norte. Mas ainda tem chuva forte à tarde em Mato Grosso, Goiás, interior da Bahia, Maranhão, Piauí, Amazonas e Pará.

Previsão de temporais

O risco de temporais aumenta no interior e sul de Roraima, em Manaus (AM), norte do Tocantins, Triângulo Mineiro e extremo sul de Mato Grosso do Sul. Os acumulados de chuva também devem ser elevados, mas pontualmente, no Amazonas, Acre, Tocantins, Amapá e Pará.

Em Vitória (ES) e no sul da Bahia, o dia é de mais sol, mas ainda com chuva entre a tarde e a noite. No sertão e no interior do Nordeste, o tempo é firme e há baixa umidade do ar.

Há chuva fraca durante o dia no extremo sul gaúcho, em Natal (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE). Não chove em Salvador (BA) e Aracaju (SE).

Como fica o tempo na terça-feira

Nesta terça-feira (13), a frente fria que já estava no Sul avança em direção ao Sudeste, provocando o aumento dos temporais em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, deve reforçar a umidade em Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal.

Há risco de chuva forte nesses estados, intercalada com períodos de abertura de sol. Depois do calorão, as temperaturas ficam mais amenas em comparação a segunda-feira, principalmente em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

O sol consegue aparecer em Mato Grosso, Amazonas, Pará, interior do Nordeste, noroeste de Mato Grosso do Sul e interior do Paraná e de Santa Catarina. À tarde, ocorrem pancadas de chuva com moderada a forte intensidade.

De forma geral, a terça-feira tem tempo firme apenas no interior e no sertão do Nordeste, em Salvador e no centro-sul do Rio Grande do Sul.

As demais áreas continuam com chuva forte e risco de temporais isolados à tarde.