RS arremata 85,7% em leilão de Pepro para trigo, diz Conab

Objetivo da operação foi o de apoiar o escoamento do produto da Região Sul para outras partes do país

Fonte: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu nesta quarta-feira, dia 25, dois leilões para apoiar o escoamento do trigo da região Sul do país. O leilão do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) alcançou 85,7% ou 72 mil das 84 mil toneladas ofertadas. O único estado a negociar foi Rio Grande do Sul.

Já o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), com os grãos das classes Pão/Melhorador do Rio Grande do Sul e do Paraná, obteve apenas 14% ou 4,2 mil das 30 mil toneladas. A exemplo do Pepro, só o RS participou da operação de PEP.

Segundo a Conab, o valor obtido nas duas operações somou R$ 13,1 milhões.

As primeiras operações tiveram início em dezembro, a pedido dos produtores de trigo da região Sul. Este ano já foram realizados dois leilões de Pepro e dois de PEP e novas ofertas estão previstas para as próximas semanas.

No Pepro, a subvenção se refere ao valor que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. No PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal. Para receber o prêmio, também é preciso comprovar o escoamento do grão conforme estabelecido no edital.