RS: clima beneficia trigo e eleva expectativa por boa produtividade

Cultura apresenta 78% das lavouras em estágio de desenvolvimento vegetativo; próxima fase de floração e formação de grãos é muito suscetível às baixas temperaturas

Fonte: Suelen / Farias

Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul têm uma expectativa positiva em relação à produtividade da safra deste ano. Segundo o boletim divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta, 1º de setembro, a maior parte das lavouras apresenta boas condições sanitárias. Além disso, o clima dos últimos dias foi favorável para a cultura. 

De maneira geral, de acordo com a entidade, a cultura apresenta 78% das lavouras em estágio de desenvolvimento vegetativo. “Porém, a partir de agora, é esperado um aumento expressivo do porcentual de lavouras em fase de floração e formação de grãos, período muito suscetível às baixas temperaturas e, principalmente, às geadas”, comenta o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

Cevada

Em relação à cevada, a cultura se mantém em fase de formação de espigas, com boa sanidade, também beneficiada pelo tempo seco e as baixas temperaturas noturnas. “O temor dos produtores é a ocorrência de geada em meados de setembro, o que pode ser fatal para a cultura”, alerta Moura.

Canola

A canola se mantém nas fases de floração e formação das síliquas, com boa estatura, sanidade de plantas e potencial de produção favorável. A colheita deve começar na primeira quinzena de outubro, liberando a área para o cultivo das culturas de verão.