Cotação interna do trigo sobe com força no RS

Compra do cereal para compor ração, em detrimento do milho, está aquecendo a demanda

Fonte: Divulgação/Pixabay

Os valores do trigo voltaram a subir com força no mercado brasileiro, especialmente no Rio Grande do Sul. No acumulado parcial de maio, o preço médio do trigo subiu 6,53% no estado gaúcho, a R$ 731,66/tonelada nessa segunda, dia 16, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

As cotações têm sido impulsionadas pela baixa oferta doméstica e pela maior demanda por parte do setor de ração, que tem utilizado maior volume deste cereal em detrimento do milho. Alguns moinhos consultados pelo Cepea indicam que a oferta de trigo está insuficiente para suprir toda a demanda. 

Nesse ambiente, dados divulgados pela Conab na semana passada confirmam as expectativas de colaboradores do Centro de menor área de trigo na safra deste ano. Segundo a Companhia, a área nacional com o cereal deve cair 14,13% frente à safra anterior. Apesar disso, a produção deve totalizar 5,825 milhões de toneladas, aumento de 5,3%, devido à forte alta de 22,6% na produtividade, estimada em 2,77 toneladas/hectare.