Emater/RS registra perdas na produção por chuvas

Atividades mais prejudicadas foram hortigranjeiros, trigo e leite

Fonte: Volmir Ruffato/Bom Sucesso do Sul (PR)

A Emater divulgou na terça, dia 28, levantamento que mostra a dimensão do prejuízo causado pelas fortes chuvas ocorridas nas últimas semanas no Rio Grande do Sul. De acordo com o relatório, as atividades agropecuárias mais afetadas foram a produção de hortigranjeiros, de trigo e da produção leiteira.

Conforme a Emater/RS, 2,868 mil hectares de plantações de frutas cítricas (laranja, bergamota e limões) foram prejudicados, afetando 875 produtores. A perda média na fruticultura foi de 32%. Já no caso das olerícolas (verduras), que contabilizaram 1,587 mil hectares atingidos pelas chuvas, as culturas que sofreram danos maiores foram alface, batata-doce e a cebola, com um total de 1,157 mil hectares.

Na produção de grãos, a cultura que sofreu o impacto mais considerável foi o trigo. Segundo o levantamento da Emater/RS, 46 mil hectares, que representam 5% do total estimado para esta safra, tiveram algum tipo de dano com relação à erosão de solo e perda de insumos (sementes, adubos, etc.).

Na pecuária, as chuvas prejudicaram a produção de leite, afetando em torno de 5 mil produtores no RS. Durante o período de 22 dias, 310 mil litros diários de leite não foram coletados, por problemas de escoamento ou por estresse animal (diminuição na produção).

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 24 deste mês e levou em conta informações das áreas rurais de 80 municípios mais atingidos, dos quais 18 decretaram estado de emergência.

– Nossa expectativa é que os próximos períodos sejam favoráveis para o desenvolvimento das culturas, em especial as da safra de inverno – avalia o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

No caso do leite, ainda é esperado um efeito negativo de médio prazo, por causa do comprometimento das pastagens.