Fazendeiro bate recorde mundial em colheita de trigo

Para bater a marca, os fazendeiros contaram com uma grande ajuda de outras empresas

Fonte: Paulo Odilon Ceratti Kurtz/Embrapa

Um casal de fazendeiros da Nova Zelândia quebraram o recorde mundial de colheita de trigo após a produção bater 16,791 toneladas por hectare. A safra foi colhida em fevereiro deste ano por Eric e Maxine Watson. Ambos foram aceiros no Guinness Book of Records. As informações são do site Stuff.com.

A família Watson tem se dedicado ao cultivo nos últimos 40 anos. Anteriormente, ela se dividia entre ovinos e culturas. Mas, em 1993, apostou definitivamente no cultivo. 

“É tudo uma questão de atenção aos detalhes e fazer as coisas na hora certa”, comemorou Eric Watson ao Stuff.com. “Estamos completamente encantados por estabelecer um recorde. É uma conquista.”

Para bater o recorde, os fazendeiros contaram com uma grande ajuda de outras empresas. A Bayer, por exemplo, forneceu um novo fungicida para a cultura. A empresa de fertilizantes Yara foi responsável pela elaboração das necessidades nutricionais. Enquanto isso, o especialista em aranhas Paul Johnston forneceu conselhos sobre as entradas de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e magnésio, bem como realizou testes regulares para garantir que elementos foliares foram adicionados no momento certo. Todos os fatores contribuíram para um maior rendimento. 

A colheita, que foi realizada em uma área de 11,89 hectares, iria para alimentação animal para vacas leiteiras.

Os Watsons ganharam vários prêmios agrícolas, incluindo o de agricultor do ano da South Island Farmer do Lincoln University e o supremo no Canterbury Ballance Farm Environment Awards.

Mas não pense que Eric e Maxine vão parar por aí. O objetivo é quebrar a marca mais uma vez em breve. 

“É um rendimento excepcional, mas eu sempre posso fazer melhor e esse é o meu objetivo.Havia coisas que eu vi quando estava lá fora na máquina e pensei: ‘sim, eu poderia fazer isso muito melhor’”, disse.