Plantio de trigo atinge 64% da área prevista no Paraná

Da área semeada até agora, 20% está em fase de germinação e 80% em desenvolvimento vegetativo; preços continuam em alta devido à baixa oferta

Fonte: Divulgação

O plantio da safra de trigo no Paraná avançou 5 pontos porcentuais esta semana e alcança agora 64% da área prevista, de 1,148 milhão de hectares, informa nesta terça, dia 31, o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. 

Da área semeada até agora, 20% está em fase de germinação e 80% em desenvolvimento vegetativo. Conforme o Deral, toda a área semeada apresenta boa condição, estável em relação à semana passada.

Preços

Os preços do trigo no mercado brasileiro continuam em alta devido à baixa oferta e à boa demanda, principalmente por parte do setor de ração animal. Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com a insuficiente disponibilidade do cereal, poderá haver um aumento nas importações, principalmente do trigo de fora do Mercosul, já que a Argentina também deve registrar baixo estoque de qualidade. 

No campo, as chuvas na maioria das regiões produtoras do cereal têm favorecido a cultura e animado produtores. De acordo com o Cepea, no Paraná e em São Paulo, onde o trigo perdeu área para o milho segunda safra, as precipitações contribuem para o bom desenvolvimento das lavouras já semeadas. No Rio Grande do Sul, a maior umidade permite a intensificação do semeio. E o clima poderá se manter favorável à cultura também no início da colheita. 

Milho

A colheita da segunda safra de milho no estado continua lenta e alcança apenas 1% da área plantada, dos 2,205 milhões de hectares. De acordo com o Deral, os agricultores retiraram o cereal de 20.950 hectares. A colheita foi iniciada apenas nos municípios de Campo Mourão, Francisco Beltrão, Irati e Ponta Grossa. 

Do milho no campo, 74% apresenta condição de desenvolvimento boa, 1 ponto abaixo do registrado na semana passada. Segundo o Deral, 38% das lavouras se encontram em maturação, 54% em frutificação e 8% estão em floração.