Produtores iniciam a colheita do trigo no Rio Grande do Sul

Os primeiros resultados apresentaram volumes abaixo do desejado e qualidade inferior

Fonte: Reprodução

Os trabalhos de campo para a colheita do trigo no Rio Grande do Sul começaram nesta semana. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), 20% das lavouras já se encontram aptas para serem colhidas. A entidade indicou ainda que 60% estão em fase de formação de grão, 15% em floração e 3% em desenvolvimento vegetativo.

Os primeiros resultados da colheita apresentaram volumes abaixo do desejado e de qualidade inferior. Com isso, a comercialização do produto está paralisada, o que deixa os triticultores gaúchos desmotivados quanto aos investimentos realizados na cultura nesta safra.

Assim como para o trigo, as chuvas frequentes que vêm ocorrendo, com previsão de continuar nas próximas semanas, não são benéficas para as demais culturas de inverno, como cevada, aveia e canola, uma vez que se encontram em maturação e colheita, fases em que o ideal é um tempo mais seco.

Milho
Com os níveis de umidade mais favoráveis, o plantio do milho transcorreu normalmente no último período, mas com a proximidade da janela indicada para a semeadura da soja, o desejo dos produtores é finalizar os trabalhos com o milho para se dedicar à oleaginosa.

Nesta semana, o percentual de área plantada com milho alcançou 56%, apresentando um desenvolvimento vegetativo normal. Nas lavouras plantadas recentemente, a germinação é considerada boa, com as plântulas denotando bom vigor inicial.

Com o retorno da umidade em níveis adequados, a incidência da lagarta do cartucho do milho, que se mostrava em níveis preocupantes, tanto em lavouras com variedades convencionais quanto em variedades resistentes, parece ter diminuído de intensidade, resultando em um menor número de aplicações para o seu controle.