Trigo: expectativa de produção maior derruba preços

No Paraná, onde a colheita já começou, a cotação do grão caiu 2,06% na segunda-feira, dia 29

Fonte: Pixabay

A colheita de trigo da safra 2016/17 teve início no norte do Paraná na última semana, segundo colaboradores do Cepea. Triticultores estão satisfeitos com a qualidade do grão colhido, embora o volume ainda não seja suficiente para formação de lotes a serem negociados. A expectativa é que, a partir da segunda quinzena de setembro, haja uma maior quantidade do cereal paranaense da nova safra no mercado.

Apesar de a oferta ainda não ser expressiva, os preços caíram nos últimos dias, refletindo a expectativa de maior produção e qualidade superior em relação à safra anterior. Entre 22 e 29 de agosto, o preço médio do trigo, segundo o Cepea, no estado do Paraná caiu 2,06%, fechando a R$ 828,81 na segunda-feira, dia 29.

No Rio Grande do Sul, a queda foi de 1,76%, com o produto cotado a R$ 807,71 também no dia 29. Em São Paulo, a colheita de trigo deve começar nesta semana. Embora tenha pequena participação no total produzido no Brasil, a safra paulista é suficiente para pressionar as cotações regionalmente, o que já vem ocorrendo.