Trigo: seca e geada causam queda de produtividade nas lavouras do Sul

Segundo a consultoria Safras & Mercado, já existe relatos de reduções significativas em algumas das principais regiões produtoras do Brasil

Fonte: Antonio Costa/AENPr

O mercado brasileiro de trigo segue com o foco das atenções para o potencial produtivo das lavouras do Sul, que vêm sofrendo com problemas climáticos. Segundo a consultoria Safras & Mercado, já existe relatos de reduções significativas de produtividade em algumas das principais regiões produtoras do Brasil.

No Rio Grande do Sul o plantio foi praticamente encerrado e apesar dos contratempos ocorridos ao longo da semeadura, os trabalhos terminaram dentro da época recomendada pelo zoneamento agroclimático.

O baixo volume de chuva, no entanto, tem causado problemas em diversas regiões do estado. Este fato poderá acarretar em uma produção abaixo do esperado, já que o desenvolvimento das lavouras está aquém do estimado, havendo, inclusive, relatos perdas nas lavouras.

No Paraná a situação hídrica também preocupa. As lavouras foram agravadas pela frente fria, que acarretou em geadas em praticamente metade da produção no estado. Apenas uma pequena parcela desta área poderá apresentar perdas mais representativas. Atualmente são estimadas perdas de 6% no estado, porém, ainda havendo dúvidas quanto à extensão dos prejuízos, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).