Cooperativas representam 48% da produção nacional

O assessor especial da presidência da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Américo Utumi, defende que o desenvolvimento da agricultura brasileira, nos últimos 50 anos, deve-se ao trabalho desses grupos. Hoje, as cooperativas são responsáveis por 6% do PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário e por 48% de tudo que é produzido no campo, de acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Evidentemente, a diretoria precisa ter transparência em toda a movimentação financeira para com os donos da cooperativa, que são os associados. A cooperativa tem, nos seus princípios e valores: transparência, ética e honestidade”, explica.

Utumi destaca as vantagens da atuação em conjunto, entre elas, o acesso mais rápido ao crédito rural. Os bancos precisam que os produtores comprovem que terão condições de saldar o empréstimo. Neste aspecto, as cooperativas conseguem oferecer mais segurança às instituições financeiras e podem repassar os valores aos integrantes.

Outro ponto importante é o crescimento do poder de investimento. Fica mais fácil investir em armazenagem e agroindústrias para beneficiar a produção, maximizando a produtividade e o lucro. Além disso, é possível investir em difusão de tecnologia entre os cooperados a partir da contratação de engenheiros agrônomos do mais alto nível.