A participação das mulheres no agronegócio cresce cada vez mais. Ana Maria Sperandio dos Santos, que é superintendente regional do Banco do Brasil em Taubaté, explica que casos como o da dona Alzira estão se tornando frequentes. Na safra passada, 16% de todo o crédito rural foi desembolsado para mulheres.

Ana explica que as linhas mais acessadas pelas produtoras do interior de São Paulo são o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) Investimento.

Com essas linhas, as pecuaristas conseguem investir na bovinocultura de leite, adquirindo matrizes, reformando currais e pastagens, e comprando ordenhadeiras.

A superintendente afirma que os recursos já estão disponíveis e convida os agropecuaristas a procurarem as agências da região. Ana explica que o banco tem feito parcerias para facilitar o acesso ao crédito rural. A ideia é que, nesta nova safra, os funcionários estejam ainda mais preparados para atenderem às necessidades especificas dos clientes.