Adriano Pires oficializa desistência do comando da Petrobras Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Adriano Pires oficializa desistência do comando da Petrobras

Em carta encaminhada ao ministro de Minas e Energia, Pires informou que a atuação profissional em consultorias o impede de assumir a função

Indicado há uma semana para assumir o comando da Petrobras, o economista e consultor Adriano Pires comunicou na noite desta segunda-feira (4), a desistência do cargo. Em carta encaminhada ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Pires agradeceu o convite, mas informou que a atuação profissional em consultorias o impede de assumir a função.

“Ficou claro para mim que não poderia conciliar meu trabalho de consultor com o exercício da Presidência da Petrobras. Iniciei imediatamente os procedimentos para me desligar do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), consultoria que fundei há mais de 20 anos e hoje dirijo em sociedade com meu filho. Ao longo do processo, porém, percebi que infelizmente não tenho condições de fazê-lo em tão pouco tempo”, destacou Pires no documento.

Adriano Pires oficializa que não assumirá comando da Petrobras Foto: Pedro França/Agência Senado

Pires tinha sido indicado para substituir o general da reserva Joaquim Silva e Luna na presidência da estatal. No entanto, diversos acionistas minoritários questionaram conflito de interesses decorrentes da atividade profissional do economista.

A possibilidade de desistência de Pires tinha provocado tensões na bolsa de valores ao longo do dia. As ações da companhia caíram 0,85% (ações ordinárias) e 0,94% (ações preferenciais) nesta segunda-feira.

Sair da versão mobile