Agência Câmara promove chat sobre renegociação da dívida agrícola nesta quinta | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agência Câmara promove chat sobre renegociação da dívida agrícola nesta quinta

Relator da medida provisória que trata do assunto responderá perguntas dos internautas nesta quinta-feira, dia 19, às 15hA Agência Câmara vai promover nesta quinta-feira, dia 19, às 15h, um chat para discutir a medida provisória (MP) 432/08, que renegocia R$ 75 bilhões do saldo devedor dos agropecuaristas brasileiros. O relator da MP, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), responderá às perguntas dos internautas sobre o assunto direto de seu gabinete na Câmara, em Brasília (DF). Para participar, o interessado deve acessar o site www.agencia.camara.gov.br e clicar no ícone do bate-papo, do lado direito da página.

Regularização

O objetivo da medida provisória é estimular a liquidação ou a regularização de dívidas originárias de crédito rural e de crédito fundiário, além de instituir mecanismos para aperfeiçoar a concessão de financiamentos em favor dos empreendimentos de agricultores familiares, produtores rurais e suas cooperativas.

Entre as ações incluídas na MP, que variam por programa e características das dívidas, destacam-se a redução dos encargos por falta de pagamento incidentes sobre as prestações vencidas e não pagas e a diluição do saldo devedor vencido entre as parcelas a vencer.

O volume que será renegociado por meio da MP representa 85,7% do total da dívida, avaliada em R$ 87,5 bilhões. A proposta deve atingir a renegociação de até 2,8 milhões de contratos.

Negociações

Heinze ainda não apresentou seu parecer à medida provisória, mas já afirmou que existem pontos da matéria que precisam avançar, embora haja uma resistência do Planalto.

? A medida contempla boa parte das dívidas dos agricultores brasileiros, mas algumas questões pontuais precisam ser inseridas, como é o caso do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, que sofreram grandes perdas com as intempéries nos últimos anos ? disse.

O parlamentar afirmou ainda que está preocupado com a demora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em repassar aos bancos as instruções de renegociação de dívidas agrícolas.

Sair da versão mobile