Algodão acumula alta de 9% em abril | Canal Rural

Algodão acumula alta de 9% em abril

A cultura já bateu a cotação de abril de 2011, que era o recorde até então, e segue com boa perspectiva devido à relação de oferta e demanda

Fonte: Sérgio Cobel da Silva/ Embrapa Algodão

A libra-peso do algodão fechou a terça, dia 24, cotada a R$ 3,2944, alta de 2,75% frente os valores pagos na semana anterior. Esse é o maior patamar nominal desde 25 de abril de 2011, apontam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A baixa disponibilidade de pluma, especialmente de boa qualidade, e as intenções de compra mais evidentes que as de venda mantêm em alta os preços internos. Na parcial de abril, o indicador do Cepea acumula crescimento de 8,7%.  

Segundo colaboradores da entidade, indústrias e comerciantes demonstram interesse por novas aquisições no mercado à vista, mas a disputa por preço e qualidade limita os fechamentos. Algumas indústrias adquirem lotes quando tradings se mostram flexíveis e, depois, se retraem do mercado. Outros compradores seguem ativos, buscando novos lotes e pagando valores maiores para realizarem efetivações. Algumas indústrias, ainda, estão fora das compras, trabalhando com a pluma estocada ou a ser entregue.

Vendedores, por sua vez, estão pouco presentes no mercado doméstico. Parte dos cotonicultores consultados pelo Cepea afirma não ter mais pluma para ofertar no  mercado à vista e, com isso, apenas finaliza os embarques da safra 2016/2017. Outros produtores seguem firmes nos valores pedidos, mesmo para os lotes com alguma característica. Já tradings estão atentas às oscilações dos preços internacionais, ora mais flexíveis ora retraídas.

Sair da versão mobile