O Brasil produz duas espécies de café, o arábica e o robusta. As condições hídricas e de temperatura são os principais fatores climáticos que influenciam a produção dessas variedades. Segundo o estudo do Ministério da Agricultura, temperaturas médias anuais entre 18ºC e 23ºC estão no limite para a cultura.
Os índices térmicos médios anuais entre 19 e 21ºC são ideais. De modo geral, o cafeeiro é pouco tolerante ao frio. Temperaturas em torno de -3,4ºC provocam a morte precoce da planta. Para o seu bom desenvolvimento e produção, o cafeeiro necessita de umidade suficiente no solo durante os períodos de vegetação e frutificação.
De acordo com o zoneamento, o período indicado para plantio em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é de 11 de setembro a 20 de novembro. No Distrito Federal, em Goiás e Rondônia, de 1º de outubro a 31 de dezembro. No Paraná, de 11 de setembro a 31 de maio. Em São Paulo, de 1º de outubro a 31 de janeiro. No Espírito Santo, de 1º de novembro a 31 de dezembro. Em Minas Gerais, de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Na Bahia, os produtores devem seguir as orientações específicas por município.
Confira as Portarias nº 71 a 80, publicadas no Diário Oficial de União.