Preços da cana no Nordeste não cobrirão custos de produção | Canal Rural

Preços da cana no Nordeste não cobrirão custos de produção

Setor sucroenergético continua pouco atraente, diz CNAO setor sucroenergético do Nordeste não terá renda suficiente para cobrir os custos relativos à safra 2014/2015, segundo aponta levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA). 

– A produção sucroenergética, em mais uma safra, projeta-se como uma atividade econômica de baixa atratividade em relação a investimentos em outros setores da economia brasileira – diz trecho do estudo.

Considerando um índice de produtividade de 60 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, os preços de comercialização ficarão 40% abaixo do custo total da atividade, aponta o estudo. No caso de uma produtividade de 70 toneladas por hectare, a diferença cai para 33%, mas ainda assim provocará perdas.

Para que o produtor nordestino tenha lucro, ele precisará de uma produtividade superior a 98 toneladas por hectare.

A CNA constatou também que o açúcar e o etanol terão resultados negativos no Nordeste. No caso do primeiro, o preço ficou 29% abaixo aos custos totais, com cenário negativo para todos os níveis de produtividade estimados (60, 65 e 70 toneladas por hectare).

A diferença no etanol anidro é de 19% no cenário mais pessimista. A única forma de as usinas registrarem margem positiva é se a produtividade ficar acima de 70 toneladas por hectare. 

Sair da versão mobile